Professor Carlos Lacerda

PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais)

A inclusão de PANCs na alimentação escolar é uma das atividades do Projeto 5Bs, Biodigestores, Biomassas, Biogás, Biofertilizantes e Biosfera, uma iniciativa que se justifica pelas potenciais oportunidades em criar condições de efetivação de uma cultura maker e de ações por iniciação científica voltada para efetivar projetos relevantes e viáveis de serem implementados em ambiente escolar da Educação Básica Brasileira, tendo em seu arcabouço de protocolos de segurança legais vinculados à BNCC e seus conteúdos atitudinais para ressignificar conteúdos didáticos através de metodologias ativas, de baixo custo e atendendo também protocolos teóricos acadêmicos e de zelo à integridade física de seus participantes docentes e discentes, assim como ao meio ambiente, além de se prestarem a serem reproduzíveis em outras comunidades, escolares ou externas à educação formal. O objetivo principal está voltado para a melhora qualitativa dos processos de ensino e aprendizagem com ações dedicadas a aliar teorias acadêmicas aos conhecimentos científicos escolares e à prática de ensino e aprendizagem significativa. Os objetivos específicos são norteados por motivações e intencionalidades em preparar jovens estudantes para pesquisar sobre as temáticas pré-estabelecidas e extrapolar tais possibilidades, aliado às práticas de cultivo, colheita e processamento e inclusão desta PANC (planta alimentícia não convencional) à alimentação escolar, também conhecida como merenda escolar. A metodologia de abordagem seguiu parâmetros estabelecidos para ações orientadas pela BNCC e a metodologia de procedimentos seguiu orientações do texto e fundamentações teóricas existentes no corpo do texto do Projeto 5Bs. O cronograma estabelecido foi de um ano de ações, desde as primeiras pesquisas, plantio, colheita, processamento e uso na merenda escolar, de junho de 2023 a agosto de 2024. Como resultados alcançados tivemos o sucesso de efetivação de todas as etapas e as aprendizagens consolidadas nos processos iniciais até a implementação do uso do açafrão já totalmente processado e que foi inserido no preparo do lanche de duas panelas de 15kg de arroz cada de um lanche tipo galinhada, obtendo sucessos, desde a qualidade sanitária do pó de açafrão usado, como também no rendimento, já que é um açafrão puro e concentrado, produto de técnicas e tecnologias dominadas pelo coordenador da ação, com uso de apenas75g de pó por panela, ou seja, 150g usados, frente aos costumeiros 250g de açafrão industrial usados por panela. Os elogios de todos os estudantes e os pedidos por repetição ao lanche consagraram como vitoriosa esta ação pela Escola Municipal Luzia Maria de Siqueira e que está sendo inserida na realidade do Colégio Est. Professora Geiza Maria Dutra de Lima Santos, também localizado na área central de Senador Canedo - GO. Não foi apenas um açafrão com cor diferenciada, alto rendimento de uso, sabor delicado e presente, mas sim a jornada percorrida, confirmando aquilo que pensadores da educação preconizaram, como Lev S. Vigotski (2010), sobre a verdade, sobre aprender próximos, engajados e numa determinação ressignificante de conteúdos atitudinais, estes últimos frisados por Paulo Freire (2018).